
um picasso
de jeffrey hatcher
DIREÇÃO: EDUARDO TOLENTINO DE ARAÚJO
de 15 de novembro a 07 de dezembro
sextas e sábados, 20h
domingos às 18h
temporada GRATUITA
ESPAÇO CULTURAL VIX
Inaugurado em março de 2025, o Espaço Cultural Vix, localizado no bairro Santa Lúcia, é um ambiente multiuso dedicado a cursos, encontros, leituras e, agora, apresentações teatrais. Idealizado pela atriz Patricia Pichamone e pelo ator Sergio Mastropasqua em parceria com a atriz e escritora Lorena Lima, o espaço pretende ser uma ponte de criação entre as cidades de São Paulo e Vitória, por meio da atuação da Cia. Teatral Círculo de Atores em parceria com o Grupo Beta de Teatro.
PROJETO “TEATRO DE PERTO”
O projeto Teatro de Perto tem como objetivo inserir o espectador no coração da cena, permitindo-lhe vivenciar as montagens de forma íntima, próxima e imersiva, quase como se fosse parte do elenco.


Pintei Guernica porque sabia que seria uma obra-prima. Quando as pessoas estiverem diante da sua grandeza, vão lembrar por que é que ela foi pintada.

Texto: Jeffrey Hatcher
Direção: Eduardo Tolentino de Araújo
Supervisão de montagem: Lorena Lima
Elenco: Patricia Pichamone
Sergio Mastropasqua
Luz: Nicolas Caratori Direção de Produção: Selene Marinho Coordenação de Produção: Patricia Pichamone e Sergio Mastropasqua Produção Executiva: Dani Cozendey Assistentes de Produção: Maria Antônia Rocha e
Cida Ramaldes Assessoria de Imprensa: Ivy Coutinho Fotos: Mônica Zorzanelli
Tratamento de fotos: Ronaldo Gutierrez Produção de objetos: Jorge Luiz Alves Coordenação Técnica: Luíz Vila Nova Operação de Som:
Mari Coppo e Smith Frota Parceria: Grupo Tapa, Círculo de Atores e Grupo Beta de Teatro Realização: Espaço Cultural VIX
GUERNICA 28/04/1937.
"No dia do bombardeio, eu tinha apenas 14 anos. A cidade estava lotada para o dia de mercado – o que os alemães sabiam. Os sinos da igreja tocaram um aviso e as pessoas me empurraram para dentro de um abrigo. Eu podia sentir o ar quente das explosões; eu podia ouvir as explosões. Eu estava apavorado.
O bombardeio durou mais de três horas. Finalmente, quando saí de trás dos sacos de areia, vi minha cidade inteira em chamas."
Luis Iriondo Aurtenetxea, sobrevivente.

A pintura de Pablo Picasso sobre o bombardeio de Guernica é uma das imagens mais famosas do século XX. Uma vasta tela em tons sombrios de cinza e azul, retrata com detalhes marcantes o sofrimento de pessoas e animais enquanto as bombas caíam sobre a cidade. Ele a pintou para o pavilhão espanhol na Exposição Internacional de Paris de 1937 e a obra percorreu o mundo para divulgar o massacre. Embora espanhol de nascimento, Picasso jurou que nem ele, nem esta pintura, jamais visitariam a Espanha até que a democracia fosse restaurada. Isso só aconteceu em 1978, cinco anos após sua morte. A pintura foi finalmente devolvida à Espanha em 1981.

Paris, 1941.
A trama se passa na Paris ocupada pelo exército nazista em 1941, quando Pablo Picasso (1881–1973) é levado a um bunker, onde encontra Fräulein Fischer, encarregada de uma missão secreta: obter a autenticação do pintor em, pelo menos, uma das três obras recentemente confiscadas. O Ministério da Propaganda nazista planeja uma suposta “exposição”; contudo, o verdadeiro objetivo é queimar as chamadas obras de “arte degenerada”. A partir daí, os personagens se envolvem em uma negociação que se transforma em um intenso embate sobre arte, política, verdade, morte, atração e poder.

FIQUE
POR
DENTRO
Siga o nosso canal e acompanhe as nossas atividades.
CURSOS LEITURAS
ENSAIOS
APRESENTAÇÕES

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Alexandre Martins
Alexsandra Bertoli
Alice Gatti
Ana Carolina Lima
Ana Lúcia Balbino
Ana Rita Costa Gomes
André Roman
Ariel Cannal
Beth Caser
Chris Aizner
Christiane Lemos
Claudio Haddad
Cristina Valadão
Daniela Sgaria
Duílio Kuster
Elian Ramille
Flávio Lofêgo
Helvio Pichamone Jr.
Juranda Alegro
Kátia Cozendey da Silva
Leonardo Costa Gomes
Marcia Gaudio
Marco Aurélio Gomes
Marichilene Artisevskis
Miranda Seidl
Raquel Có
Ratimbum Produções - Elenice e Taty
Ricardo Leitte
Rosalie Rahal Haddad
Valdilho Oliveira
Vânia Balbino
Wesley Telles
Zenilda Barbosa Balbino
Essa montagem só foi possível graças ao imprescindível apoio
do diretor Eduardo Tolentino de Araújo,
da atriz Clara Carvalho e do Grupo Tapa.

FOTOS
Mônica Zorzanelli

PICASSO, AUTORRETRATOS
ou COMO CADA UM SE VÊ ?






















